Translate

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Limpeza ecológica



Em uma reportagem do "PEGN" , li sobre as alternativas que empresários estão obtendo para seus negócios. Com dom de empreender e uma pitada de responsabilidade, empresários procuram alternativas para não desperdiçar água. É um grande desafio, ainda mais tratando-se de empresas que prestam serviços de limpeza. Estes tipos de serviços recebem muitas críticas porque provocam grande desperdícios de água potável.


"Segundo a ONU, o gasto médio de água para lavar um carro, do modo convencional, varia de 150 a 300 litros, quantidade superior ao consumo de uma pessoa - que é de 100 litros por dia." (PEGN).


Uma empresa do setor de automotivo apostou na "Lavagem à seco", chamada de limpeza ecológica. ( http://www.bestdry.com.br/ )


Com baixo investimento é possível se montar uma franquia e a limpeza é feita com uma cera especial que não necessita de água. Considerada ecologicamente correta, este serviço vem crescendo no mercado. Mas, o percentual ainda é baixo, apenas 5% do mercado deste serviço, ou seja, ainda tem muito o que crescer!


Vale lembrar que o consumo consciênte da água temos que ter diáriamente. Em casa, no trabalho, ... sempre!




Consciêntização: Passe adiante !


quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Artista do lixo!




















Atualmente ouvimos falar muito em "consumo consciente" ou "consumo sustentável". Grandes toneladas de lixo que produzimos não tem destino certo, outras caem em mãos certas e são devidamente recicladas. O grande barato desse tema de reciclagem é saber que pessoas possuem idéias muito interessantes para o assunto.


Justin Gignac ( acima ) é um Nova-Iorquino que recolhe lixos de sua cidade, coloca em caixas de acrílico e as vende como obra de arte.

Gignac cria sua arte em acrílico com qualquer "sujeira" que encontra pela frente: Bituca de cigarro, latas de refrigerante, guardanapos sujos, talheres de plásticos, ... Ele encaixa em acrílico de 9 centímetros e os vende por U$50. Este rapaz de apenas 28 anos é um publicitário e já realiza este projeto à sete anos. Em uma conversa com um amigo, quis provar que, dando devida importância ao design de embalagens, é possível convencer e vender qualquer coisa, até mesmo lixo.


Um resumo de seu trabalho pode ser conferido pelo site: http://www.nycgarbage.com/.

Mas, ele garante que não é por dinheiro que ainda continua à catar lixo pelas ruas; afirma querer chamar a atenção sobre a grande quantidade de lixo que é produzido diariamente pelas pessoas.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

O que é Lixo ?





Afinal, o que é lixo ??



Chamamos de lixo tudo aquilo que pensamos não ter mais utilidade, que não tem mais aproveitamento e jogamos fora. Mas será que este tal lixo tem o destino certo? Ou melhor, já paramos pra pensar que muito do que jogamos fora pode ser aproveitado por outras pessoas ??


Ué... Se pode ser aproveitado por outras pessoas, então não é lixo ??!!



Isso mesmo! Está na hora de mudar este conceito e achar que tudo que consumimos e/ou utilizamos deve ser descartado sem aproveitamento.

O processo da reciclagem é composto por diversas fases, mas o início e, fundamental desta etapa, está na separação destes materiais.

Infelizmente muitos ainda não têm a consciência da importância do consumo responsável e da reutilização destes "lixos". ( Ora por falta de informação, ora por falta de consciência ). Mas, a boa notícia é que, alguns governos e , principalmente, ONGs, estão cobrando de empresas posturas mais responsáveis quanto ao meio ambiente. Vale lembrar que o grande benefício da reciclagem é a grande quantidade de empregos gerados. Muitas famílias hoje nos grandes centros urbanos são sustentadas por esta atividade.









Consciêntização: Passe adiante !

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

NÃO ao tráfico de animais !

(Arara canindé )


( Araçari-banana )



( Papagaio do mangue )

Cinco aves ameaçadas em extinção foram roubadas no Zoológico do Rio de Janeiro. Entre elas: Uma arara da espécie canindé, 3 papagaios do mangue e 1 Araçari-banana. Este sumiço só foi notado no último dia 02 de janeiro, quando o tratador foi efetuar a contagem dos animais. O diretor do zoológico, Vitor Hugo Mesquita, afirma que este é o primeiro roubo entre os últimos 20 anos. Não se sabe ainda o motivo do roubo, quanto cada ave deve valer no mercado "negro", mas uma certeza é clara: Cada vez mais é crescente a demanda no tráfico de animais. ( Se há tráfico, há comprador! )






NÃO DEIXE ESSA REALIDADE
PROSSEGUIR !

NÃO AJUDE NESTE TIPO DE COMERCIALIZAÇÃO !