Translate

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Curitiba: Papel feito com bagaço de cana !

A Prefeitura de Curitiba está testando um novo tipo de papel ecológico no material de expediente como alternativa ao uso do papel convencional feito com celulose.
Sem usar árvores na fabricação, o papel ecológico é feito com bagaço de cana-de-açúcar.
Além de ecologicamente vantajoso, o papel sem árvores é ainda mais barato que o convencional.

A substituição do papel convencional pelo papel ecológico está sendo feita gradativamente dentro da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que há cerca de dois anos vem incorporando alternativas sustentáveis nos materiais internos.
Primeiro foram blocos de anotações, depois envelopes, cartões de visita e até formulários de processos administrativos já constam no material da Secretaria.

A compra do papel ecológico é feita por meio de pregão eletrônico. O custo da resma do novo material custa em média 25% menos que o convencional. Com os envelopes, a economia é maior ainda. Um maço de envelope ecológico chega a custar R$ 2,09 enquanto a mesma quantidade do
convencional custa até R$ 7,50.

O bagaço de cana-de-açúcar é um resíduo agrícola usado como matéria prima para fabricação de papel. A nova tecnologia reaproveita de forma nobre o bagaço da cana que seria descartado como lixo agrícola depois de ser moído.

3 comentários:

Mimirabolante disse...

O ideal é que , quando este papel chegasse ao mercado houvesse uma propaganda,uma enfase.......que não fique só na experimentação.....

Ana disse...

Eh pá isto parece-me uma excelente ideia que poderá poupar muitos milhões de árvores.
Espero que vá em frente.
Bjs

Anônimo disse...

Amigos, preciso muito da receita da "massa " de bagaço de cana para fazer travessas, etc... muito utilizada no artesanato, porém não sei os "ingredientes". Alguém pode me ajudar?
mtess@bol.com.br