Translate

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Soluções de reciclagem.

Muitas soluções de reciclagem, preservação ambiental e sustentabilidade estão sendo apresentadas na Feira Brasileira de Reciclagem, a Reciclação. O evento, que teve início na quarta-feira, vai até amanhã no Expo Unimed Curitiba com 70 expositores.

A feira está na 5.ª edição e contará com três seminários para apresentar temas importantes para as indústrias paranaenses. De acordo com Dorivaldo Domingues de Souza, químico e diretor da Ambisol Soluções Ambientais, cada pessoa produz cerca de um quilo de lixo, em média, por dia, e 40% disso é abandonado em lixões. “85% desse lixo pode ser reciclado”, garante.

Um problema que ganha pouco destaque no debate da reciclagem é o lixo oriundo da decomposição dos corpos. Para Fabiana Dian Ferreira, engenheira química da 3R Ambiental, os cemitérios precisam de uma estrutura simples para tratar esse tipo de resíduo.

“A água da chuva pode ajudar a carregar o necro chorume para uma estação de tratamento”, afirma. Para resolver o problema do lixo, empresas de consultoria ambiental surgiram no mercado com a criação de novas tecnologias.

Na feira, elas apresentam produtos como telhas feitas de tubo de pasta de dente e cadeiras feitas de carrinhos de supermercado. Com R$ 15 mil é possível adquirir uma estação de tratamento de esgoto com reutilização para dez pessoas, por exemplo.

Um comentário:

Mimirabolante disse...

Parabéns !!!!!!!!!!