Translate

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Espírito Santo terá seminário para discutir Ecoturismo

Eventos ocorrem em três regiões do Estado entre os dias 23 e 25 deste mêsNos dias 23, 24 e 25 de novembro ocorrem, no Estado do Espírito Santo, os seminários regionais do Plano de Estruturação e Implementação do Ecoturismo no Corredor Central da Mata Atlântica, em parceria com o Projeto Corredores Ecológicos, do Ministério do Meio Ambiente. Organizados pelas Secretarias Estaduais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Turismo, os seminários acontecerão em três regiões do Estado: Norte (dia 23), Central (dia 24) e Sul (dia 25).



Os seminários regionais têm o objetivo de apresentar, nivelar e coletar sugestões e orientações para a elaboração final do Plano de Estruturação e Implementação do Ecoturismo no CCMA, e também propiciar a troca de experiências e possíveis parcerias entre os vários corredores ecológicos presentes em cada região. O Plano, executado pelo Instituto Capixaba de Turismo (ICE), busca também a geração de oportunidades sustentáveis e conservação.



O Corredor Central da Mata Atlântica (CCMA) tem aproximadamente 12 milhões de hectares repartidos pelos estados da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais. No Espírito Santo, são três macrorregiões - Sul, Central e Norte. A região Sul tem quatro corredores ecológicos prioritários: Burarama-Pacotuba-Cafundó, Caparaó, Saíra-Apunhalada e Guanandy. A Central tem três: Centro-Norte-Serrano, Duas Bocas-Mestre Álvaro e Alto Misterioso; assim como a região Norte, com os corredores Córrego do Veado, Pedra do Elefante e Sooretama-Goitacazes-Comboios.



Corredores Ecológicos são áreas com ecossistemas florestais prioritários e viáveis para a conservação da biodiversidade, compostos por unidades de conservação, terras indígenas e áreas de interstício. Sua função é a efetiva proteção da natureza, reduzindo ou prevenindo a fragmentação de florestas existentes, por meio da conexão entre diferentes modalidades de áreas protegidas e outros espaços com diferentes usos do solo. Além do Corredor Central da Mata Atlântica, o Projeto Corredores Ecológicos/MMA trabalha também com o projeto-piloto do Corredor Central da Amazônia.



Mais informações sobre os seminários no Instituto Capixaba de Ecoturismo. http://www.ecoturismocapixaba.org.br/