Translate

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Acessibilidade - Fernando de Noronha - Projeto Praia sem Barreiras.



Será lançado nesta quinta-feira, 31, o Projeto Praia sem Barreiras, na Praia do Sueste, em Noronha. 


Um passeio na praia e um banho de mar. Para muitos, momentos de lazer comuns, para outros, mais especificamente para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, situações difíceis de acontecer. Pensando nisso, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur),  criou o projeto Praia Sem Barreiras, que tem como objetivo disponibilizar em algumas praias do Estado esteiras de acesso ao mar, cadeiras de rodas anfíbias e profissionais qualificados para o banho assistido. 
Fernando de Noronha será o primeiro destino turístico a receber o Praia Sem Barreiras. O projeto será lançado no dia 31 de janeiro, às 10h, na Praia do Sueste, localizada no arquipélago. Uma esteira de acesso ao mar de 30 metros e quatro cadeiras de rodas anfíbias poderão ser encontradas na praia, onde também fica o Posto de Informação e Controle, recém inaugurado pela EcoNoronha.
Para facilitar o banho de mar, os cadeirantes serão acompanhados por oito profissionais da  Econoronha qualificados para o banho assistido, que acontecerá todos os dias, das 8h às 18h. Pensando em melhor atender aos turistas com deficiência ou mobilidade reduzida, a Setur-PE promoverá cursos de capacitação para funcionários do Aeroporto de Noronha e funcionários da Econoronha.
Para o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, esta é uma iniciativa de grande importância para o turismo do Estado. “Temos a acessibilidade como um dos grandes focos do Sistema Tur em Pernambuco. Estamos muito felizes e sabemos da importância de proporcionar a estas pessoas momentos de lazer, além de também estarmos trabalhando a inclusão social”, afirma. Além de Fernando de Noronha, outras praias do litoral pernambucano receberão o projeto Praia Sem Barreiras. O projeto tem o apoio da Administração de Fernando Noronha, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Oceanário e da Concessionária Econoronha.
ACESSIBILIDADE TAMBÉM NAS TRILHAS – Ao visitar o Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha, o visitante com deficiência física ou dificuldade de locomoção tem acesso facilitado ao Mirante dos Golfinhos, por meio da trilha suspensa, totalmente acessível e construída com madeira biossintética. Além do Mirante dos Golfinhos, o cadeirante ou pessoa com dificuldade de locomoção pode também visitar o Mirante do Sancho, onde pode observar a Praia do Sancho, que foi eleita novamente pela Revista Viagem e Turismo como a praia mais bonita do Brasil, bem como pode ir até o Mirante Dois Irmãos, o principal cartão postal da ilha. Ambas as trilhas possuem acessibilidade assistida e foram construídas pela Econoronha.


Confira a reportagem da Globo Nordeste.

http://migre.me/d3lk4

Nenhum comentário: