Translate

quarta-feira, 25 de março de 2009

Combate à Dengue




A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.


Tipos de dengue:

Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.
No Brasil, já foram encontrados da dengue tipo 1, 2 e 3. A dengue de tipo 4 foi identificada apenas na Costa Rica.



É importante destacar que não há transmissão através do contato direto de um doente ou de suas secreções com uma pessoa sadia. O vírus também não é transmitido através da água ou alimento.


Dengue atacando em todo o Brasil.


No sudeste, especificamente no Rio de Janeiro, eu acompanhei o drama da minha cidade maravilhosa quanto este problema. Perdi um colega de trabalho com a dengue hemorrágica. Muito triste. Mais triste ainda é ver alguns se mobilizando para o combate deste mosquito, e outros tantos, não. O combate deve ser diário !!!

E principalmente: Por todos !!!!!


NA BAHIA...
Nossos irmãos baianos estão sofrendo muito agora. A dengue na Bahia ganha proporções alarmantes. Em média, são 2.400 notificações por semana e uma morte a cada três dias. Centros de hidratação para atender aos doentes já estão funcionando na capital e no interior do estado. Mas a ameaça continua nas ruas, com o lixo espalhado por quem ainda não tomou consciência do perigo da dengue.

Segundo o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, 26.597 casos de Dengue foram notificados na Bahia até a segunda semana de março - um aumento de 291% em relação ao mesmo período do ano passado. 28 pessoas morreram por causa da doença.


Secretário de Saúde de Itabuna, Antônio Vieira, admite que houve falha no trabalho de prevenção contra a dengue. Desde 2008 o Ministério da Saúde já tinha notificado a possibilidade de infestação pela doença no município e nenhuma medida preventiva foi adotada.


E a população precisa se conscientizar sobre este combate. O mosquito não escolhe onde atacar: Ele pode se reproduzir tanto em uma comunidade carente como, também, em uma zona mais "rica".

Então, a dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.


É bom lembrar que o ovo do mosquito pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.

Mais informações: http://www.combateadengue.com.br/



Um comentário:

Mimirabolante disse...

ótima postagem e a ilustração maravilhosa.....e o assunto sempre atual.....