Translate

sexta-feira, 13 de março de 2009

Sem água na Terra, o que vai sobrar? TERRA.

Previsões mais otimistas indicam que dentro de 50 anos a água potável será tão rara e disputada quanto o petróleo é hoje. Muito antes da água deixar de existir nos oceanos, o que pode ser improvável, ela vai secar na sua torneira. O que é muito provável.

Apenas 0,65% da água no mundo é água doce, potável, própria para o consumo humano. E se não tomarmos consciência do problema, o planeta vai sofrer, o Brasil vai sofrer, sua cidade vai sofrer, a agricultura vai sofrer, a indústria vai sofrer, sua casa vai sofrer, sua família vai sofrer, seu futuro vai sofrer.

ALERTA ÁGUA. Uma campanha contra o desperdício da água e a favor da consciência de que se um dia a água faltar, vai acabar faltando exatamente o que nos diferencia dos planetas distantes e inóspitos: a própria vida. Esta campanha idealizada do Sistema FIRJAN ( Federação de Indústrias do Estado do Rio de Janeiro )
22 de março, Dia Mundial da Água.

Um bom dia para lembrarmos da falta que ela pode nos fazer.

Segue abaixo algumas dicas para diminuir no nosso dia-a-dia este desperdício da água:


As pessoas desperdiçam água porque acham que a água nunca vai acabar. Isto é triste. Muito triste. Sem água não há trabalho, não há vida. Os níveis de água doce no Brasil e no mundo vêm diminuindo a cada ano que passa. É preciso fazer urgentemente alguma coisa para acabar com o desperdício de água. (Enquanto ela ainda existe )

Tomar banho : Em um banho de 15 minutos, você gasta 240 litros de água. Desligue o chuveiro quando estiver se ensaboando.

Escovar os dentes : Quando escova os dentes com a torneira aberta 5 minutos, você gasta 80 litros de água. O certo é escovar primeiro, depois abrir a torneira apenas o necessário para encher um copo e enxaguar a boca.

Dar descarga: Quando aperta o botão da descarga, você gasta 2 litros de água por segundo. Aperte apenas o tempo necessário e não jogue lixo na privada.

Lavar louça: Quando você lava a louça com a torneira da pia aberta durante 15 minutos, você gasta 243 litros de água. Ensaboe os objetos primeiro e depois enxágüe tudo de uma só vez.

Lavar o carro : Uma mangueira aberta 30 minutos gasta 600 litros de água. O certo é você usar um balde, gastando 60 litros no máximo.

Lavando calçadas: Não lave calçadas. Varra as calçadas em vez de lavá-las. Quando você usa a mangueira aberta por 15 minutos, você gasta 300 litros de água.

Regar o jardim: O melhor é dar preferência a plantas que precisam de pouca água, e regar sempre à noite.

Evite o pinga-pinga: Verifique sempre as instalações hidráulicas e conserte os vazamentos: um buraco de 2 milímetros causa um desperdício de 3.200 litros por dia, ou seja, mais de 3 caixas d’água.



http://www.firjan.org.br/

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande dica para hábitos tão fáceis.....