Translate

quarta-feira, 18 de março de 2009

Afinal... De onde vem a Educação ??

Bom... Hoje eu presenciei uma cena que me deixou intrigada.
Estava eu em um supermercado, e na seção de higiene, absorventes íntimos femininos, ... ( Nossos pertences básicos ). Quando vi ( e ouvi ) a conversa de mãe e filha. A menina é uma mocinha de aproximadamente uns 12 anos. A menina perguntou à mãe:

_ Mãe o que é isso ? Como se usa? ( Ela se referia à um pacote de O.B. )

A senhora lhe respondeu. _ Ué menina, não te ensinam isso na escola não ??

Por um momento eu pensei que fosse uma "brincadeira" esse questionamento da mãe com a filha, mas vi pela sua cara o ponto de interrogãção bem estampado.

A menina lhe responde: _ Ah mami ! Você deve saber... Não pode me dizer ??

Me afastei depois disso.

Voltei para casa com essa conversa de mãe e filha na cabeça. Fiquei pensando sobre o que alguns pais pensam sobre o que é educação.

Será que seria tão impossível aquela senhora responder a sua filha como se usa o tal O.B ?
Será que ela pensou que educação moral e sexual ela acharia também ali no supermercado?

É... Não duvido mais de nada. Cada dia que passa alguns pais pensam mesmo que educação é, somente, de extrema responsabilidade da escola. E eles servem para que ??

Que me perdoem os mais "chegados" , mas ainda vejo casais planejando filhos como se fossem mais um "pertence". Vejo ainda gente planejando a chegada de um herdeiro para agradar pai e mãe, sogro e sogra, amigos, ... Para dizer que é capaz de gerar uma vida... E ? E depois?
Depois colocar em uma escola para os professores terminarem o processo ?? Ai ai ai...

Fica uma pergunta minha no ar: Nos tempos de hoje, o que é melhor: Criar nossos filhos para o mundo ou deixar que o mundo se encarregue disso ??

REFLITAM !!

4 comentários:

chica disse...

Os pais não podem responsabilizar as escolas por tudo.Fica muito fácil!As coisas devem começar em casa e levadas pra escola, onde, se houverem, poderão ser buriladas e trabalhadas...um beijo,chica

Mimirabolante disse...

Eu acredito que a verdadeira Educação ocorre em casa. É o nosso papel como mãe,como pai....como família....Infelizmente,a maioria delega às escolas o que não consegue dar....Como Professora ficava muito chateada qd percebia este tipo de comportamento. É a realidade. Eu tive somente dois filhos.....Sempre brinco que eles são filhos do amor.....não planejei......um belo dia me descobri grávida....fiquei muito,muito,muito,muito feliz.......meu marido tbm........Estávamos casados há 3 anos e meio.....qd a minha filha estava com quase 3 anos......me descobri grávida novamente......desta vez,veio um menino.......nem preciso dizer como nós 3 ficamos felizes com a vinda deste novo ser......Sempre tive uma boa gestação.....trabalhei até o final....amamentei os dois até cada um fazer dois anos......Sou muito chata no que se trata deste assunto......me irrita ver certas situações....acho que se tivesse acontecido ao meu lado....talvez tivesse dado meu pitaco.....talvez não....ih....me estendi......Educação vem de casa......a Escola complementa com outras informações.....

Isabel José António disse...

Querida Amiga,

Vim aqui "aportar" através do blog da nossa amiga Chica.

E vejo esse post sobre como uma mãe deveria ter desempenhado o seu papel de mãe e não o fez, empurrando-o para a escola!... Santa Ignorância e Santo Padroeiro Preconceito. Até quando?

Aprender seria como viver
Assim sem teias nem peias
Seria dar prioridade ao SER
Como o sangue corre nas veias

Ignorância que sem dúvida é
De todos o maior dos pecados
Que perturba nossas vidas até
Que de todos sejamos libertados

Um grande abraço

José António
Dar-se sem esperar pagas

gisellepitty disse...

wau, seu blog é muito bacana. Ficamos felizes pela sua visita ao nosso blog. E ficamos felizes também por você ter gostado do nosso trabalho!

Beijos.