Translate

sexta-feira, 27 de março de 2009

Consumo X Consciência.




Sempre leio muito sobre nosso consumo consciente. Na hora de adquirir um eletrodoméstico, um alimento, roupas, móveis, ... Verificar suas embalagens, origem, matérias primas, ...

Estava lendo em um site os 10 mandamentos do consumo consciente:

1. Pesquise
É importante descobrir se o fabricante se preocupa com o meio-ambiente e se recolherá as peças usadas para reciclagem, depois que o aparelho perder sua utilidade.


2. Prolongue:
Você não precisa trocar de celular todos os anos ou comprar um computador com essa mesma freqüência. Quanto mais eletrônicos adquirir, maior será a quantidade de lixo eletrônico. Por isso, cuide bem de seus produtos e aprenda a evitar os constantes apelos de troca.

3. Doe
Caso seja realmente necessário trocar o aparelho, mas se ele ainda funcionar, doe para alguém que vai usá-lo.

4. Recicle
Os grandes fabricantes de eletrônicos oferecem programas de reciclagem. Antes de jogar aquele monitor estragado no lixo, entre em contato com a empresa e pergunte o endereço de coleta.

5. Substitua
Procure sempre fazer mais com menos. Produtos que agregam várias funções, como uma multifuncional, consome menos energia do que cada aparelho usado separadamente.

6. Informe-se
O usuário da tecnologia deve ser adepto ao consumo responsável, sabendo as consequências que seus bens causam ao ambiente. Por isso, é importante estar atento ao assunto – somente assim será possível eliminar hábitos ruins e tomar atitudes que minimizem o impacto do lixo eletrônico.

7. Escolha o original
As empresas que falsificam produtos não seguem políticas de preservação do ambiente ou não se responsabilizam pelas peças comercializadas depois que sua vida útil chega ao fim.

8. Pague
Os produtos dos fabricantes que oferecem programas de preservação ambiental podem ser mais caros – isso porque parte dos gastos com essas iniciativas podem ser repassadas para o consumidor. A diferença do preço não chega a níveis absurdos e por isso, vale a pena optar pela alternativa verde. A diferença, muitas vezes, alivia a conta de luz.


9. Economize energia
Na hora de comprar um eletrônico, opte pelo produto que consome menos energia. Além disso, o consumidor consciente deve usar fonte de energia limpa (como a solar) sempre que possível.

10. Mobilize
É importante passar informações sobre lixo eletrônico. Muitos usuários de tecnologia não se dão conta do tamanho do problema. Divulgue, mas evite aqueles discursos longos e catastróficos dos “ecochatos”, que não são nada populares.





Vale lembrar que ( Não me canso de dizer ) o consumo consciente deve ser aplicado não somente em bens materiais ( Suas origens e nos destinos de seus resíduos ). Também deve ser aplicado em consumo de alimentos, recursos naturais, ... Em todo o momento temos que ter esta consciência. Não desperdice !!


Amanhã ( 28/03 ) teremos 1 hora de mobilização para o bem do nosso planeta.


Hora do Planeta : Vamos desligar todas as luzes de 20:30hs às 21:30hs.


( WWF-Brasil )



4 comentários:

Isabel José António disse...

Querida Amiga,

Muito bom esse seu post sobre a consciência que é preciso ter nesta sociedade de apelo constante à aquisição de onjectos quer eles sejam ou não necessários.

Um grande abraço

José António

Rosa Sousa disse...

Olá Isabel, tudo bem?
Muito bacana seu blog, adorei o post sobre consumo x consciência. Acredito que no dia a dia é possível fazer muita coisa que reduz o impacto no meio ambiente e principalmente no aterro sanitário, pois parte da população ainda não adminstra seu lixo de forma consciente. Acho que é passo de formiguinha...aos poucos, mas juntos, a gente consegue!! Parabéns pelo blog!
bjs

Mimirabolante disse...

Muito boa esta sua postagem,além de bastante criativa......Obrigada pela sua constante presença lá no mimi.....aproveite e passe lá....tem um "mimo "para vc...bjcas....

Gabriel disse...

Meus Parabéns pela iniciativa!
Cada um fazendo a sua parte e teremos um excelente resultado.