Translate

quinta-feira, 19 de março de 2009

O que fazer com o lixo orgânico de nossa casa??

A compostagem é uma técnica milenar, praticada pelos chineses há mais de cinco mil anos. Nada muito diferente do que natureza faz há bilhões de anos desde que surgiram os primeiros microorganismos decompositores. Seguindo o exemplo da floresta, onde observamos que cada resíduo, seja ele de origem animal ou vegetal, é reaproveitado pelo ecossistema como fonte de nutrientes para as plantas que, em última análise, são o sustentáculo da vida terrestre. Pois bem, quando procedemos com a compostagem estamos seguindo as regras da natureza e destinando corretamente nossos resíduos.

Tradicionalmente a compostagem é vista como uma prática usual em propriedades rurais e centrais de reciclagem de resíduos. No primeiro caso é uma estratégia do agricultor para transformar os resíduos agrícolas em adubos essenciais para a prática da agricultura orgânica. No segundo é uma necessidade administrativa, que tem a intenção de diminuir o volume do material a ser gerenciado além de estabilizar um material poluente.

No espaço urbano existe a crença de que lixo deve ser recolhido pela prefeitura e despejado em algum local onde possa feder e sujar a vontade. Esta realidade perversa está sendo mudada, graças às ações práticas de alguns municípios e pelos avanços nas leis e normas ambientais em nosso país. Mas o que nós cidadãos podemos fazer em nossas casas para colaborar neste processo?

Uma coisa muito boa que podemos fazer em nossas casas e apartamentos é a compostagem. Diferentemente dos agricultores que precisam de adubos para os seus cultivos ou das prefeituras que precisam se livrar desse resíduos; nós em casa podemos começar simplesmente tentando diminuir a quantidade de lixo orgânico emitido para a prefeitura. É claro que só é possível isto em casas onde o lixo é separado.

Entre os muitos modelos de composteira existentes, destacamos os engradados de pvc (lembra das caixas plásticas usadas em supermercados para o transporte das compras?). Com dois ou três engradados podemos montar uma sistema de compostagem bem eficiente e que não ocupa muito espaço.





Precisa de mais dicas ?

Veja o passo-a-passo neste link :






MAIS NOTÍCIAS, VISITEM O SITE: www.lixo.com.br

3 comentários:

Mimirabolante disse...

oi,lá no sítio eu faço uma compostagem.....só ainda não tenho minhocas.......porém,breve eu acho que vou consegui ter......

Isabel José António disse...

Querida Amiga Isabel Ramos,

Muito sensato este post, sobre a reciclagem sob as mais variadas formas e possibilidades. Parabéns.

Querida também colocar-lhe a seguinte questão?

Porque se polui?
O que leva tanta gente a não cuidar da sua casa Terra, este planeta verde e azul, tão bonito?

Adianto como possível resposta o seguinte: Não será que são as mentes que se encontram poluídas?

Não será que a poluição mental é a causa desta poluição toda?

E que fazer, a serem óbvias as respostas às questões anteriores, para se despoluirem as mentes?

Para não estar a "inundar-lhe este espaço no seu blogue com uma resposta enorme, diga-nos o seu email e poderemos desenvolver esta e outras questões, se nisso estiver interessada, claro.

Um grande abraço para si.

José António

Mimirabolante disse...

Voltei: eu faço assim......tenho uma fenda no meu terreno.....aí,o meu caseiro coloca lá....toda a grama que ele corta.....folhas secas tbm.....qd eu estou lá nos finais de semana....acrescento pó de café,cascas de frutas ,cascas de legumes e jogo um pouco daquelas folhas que estão lá, por cima......ainda não percebi chorume......se tem, a pp terra está absorvendo....ainda não tive problema com vetores, assim como , ninguém foi avaliar se estou fazendo certo.......