Translate

domingo, 14 de junho de 2009

Projetos SESC

Recebi este material por email de um amigo blogueiro e que, também, acompanha o meu blog ( Túlio Clemente: http://www.tulioclemente.blogspot.com/ ).
Como sempre, gosto muito de divulgar bons projetos e fazer com que todos tenham acesso. Meu papel é este.
Segue abaixo o material que o Túlio me encaminhou.
Programas/Projetos do SESC
Projeto Arte Vida Verde
SC Em Lages, Santa Catarina, o SESC desenvolve o projeto Arte Vida Verde. Por meio de atividades ligadas a educação ambiental e visitas guiadas à Mata de Araucárias, os visitantes e a população local interagem com o meio ambiente e podem inclusive, plantar uma árvore que é identificada com o próprio nome da pessoa, criando um elo de afetividade com a natureza. Desde 2001, a unidade desenvolve ainda o projeto Clube Arte Vida Verde, com ações dedicadas a crianças da comunidade. Elas se reúnem semanalmente e organizam grupos de pesquisa e de trabalho de campo sob a supervisão de um monitor em educação ambiental.
Projeto Avifauna – SP
O projeto Avifauna, desenvolvido pelo SESC Bertioga, no litoral de São Paulo, surgiu em 1992 a partir da idéia de nomear as ruas internas da unidade com nomes de aves que habitassem a região. Após dois levantamentos científicos e a ampliação de alimentos e das condições para construção de ninhos, 113 espécies foram fotografadas e catalogadas, 15 ruas internas receberam o nome das aves mais comuns no local e o livro Aves do SESC Bertioga foi publicado. Durante todas as fases do projeto, ocorreu o plantio de espécies nativas da região com a função de atrair as aves. Somente em 2004, mais de 1000 árvores foram plantadas na unidade.
O SESC Bertioga está instalado em uma área de quatro milhões e oitocentos mil metros quadrados de Mata Atlântica com áreas de manguezais, restingas, dunas e matas de encostas.
Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos – CE
Desde 2001, a Colônia Ecológica SESC Iparana, no Ceará, abriga o Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos, em parceria com a ONG Aquasis. O local promove pesquisa e ações de resgate, reabilitação temporária e soltura de animais que encalham com vida no litoral do Ceará e do Noroeste do Rio grande do Norte. A partir de julho, iniciam as obras de um novo oceanário na unidade, com estrutura maior para o resgate e tratamento de golfinhos, baleias e botos, além de filhotes órfãos de peixes-boi, o mamífero aquático mais ameaçado de extinção, com menos de 500 animais em águas brasileiras.
Viveiro de Mudas Gravatá – PB
Com aproximadamente 20 metros quadrados de área verde por habitante, João Pessoa é considerada uma das cidades mais arborizadas do mundo. Na capital paraibana, o SESC abriga o Viveiro Municipal de Plantas Nativas, em parceria com a Prefeitura. O local foi inaugurado em 2006 e é utilizado para o cultivo de mais de 40 espécies originárias da Mata Atlântica, entre elas o Pau-Brasil, Ipê, Castanheira e Jacarandá. As mudas produzidas no viveiro são destinadas para restauração de áreas degradadas, arborização de vias públicas e também para doação aos interessados, que recebem a visita de um técnico ambiental a cada três meses para oferecer informações sobre cuidados com a planta e acompanhar o seu desenvolvimento.
Clube SESC Ecologia - RR
Em Roraima, o Clube SESC Ecologia reúne crianças e jovens em atividades de educação ambiental e preservação ecológica. O grupo, criado em 1998, se reúne quinzenalmente com monitores e participa de dinâmicas, palestras, debates e exibição de filmes voltados ao meio ambiente. Além disso, os participantes desenvolvem oficinas ecológicas, plantio de árvores e gincanas de saúde em escolas e comunidades de Boa Vista e do interior do estado. O Clube SESC Ecologia realiza ainda programas de gestão ambiental nas unidades com ações voltadas à redução do consumo de papel e copo descartável e à produção de informativos sobre a preservação da natureza.
Estância Ecológica SESC Pantanal
A Estância Ecológica SESC Pantanal, criada em 1996, desenvolve projetos de educação ambiental e ações de melhoria da qualidade de vida entre a comunidade local em uma das biodiversidades mais ricas do planeta. O Projeto Borboletário envolve 27 famílias da cidade de Poconé na criação de borboletas em cativeiro para reintrodução de espécies no ambiente natural. Cada família recebe os ovos coletados e permanece com eles até que as crisálidas estejam formadas e possam voltar ao borboletário. Mais do que uma fonte de renda, essa parceria promove uma nova ocupação e uma maior conscientização ambiental entre a população local.
O Projeto Cumbaru, também desenvolvido pelo SESC, é coordenado por mulheres que coletam a castanha do cumbaru, uma amêndoa comum na região. Um grupo de 25 pessoas faz artesanato com as cascas e torra o fruto que é vendido em saquinhos. Na comunidade de Bom Retiro, a parceria entre o SESC e a população local gerou o Projeto Colméia. A iniciativa incentiva a produção organizada de mel orgânico a partir da florada do Cambará, uma árvore típica do Pantanal. Além de gerar renda a 12 famílias, o projeto contribui para a redução das queimadas na região, com ações da própria população para evitar a fumaça que afasta as abelhas.
Em São Pedro de Joselâdia, o SESC promove o projeto Bocaiúva, baseado no plantio da palmeira e na produção de ração e licor a partir das folhas e dos frutos. O envolvimento com a comunidade local gera renda à população e garante mais alimentos às araras azuis. O projeto permite um aumento surpreendente da população da espécie, hoje com mais de 300 exemplares na reserva da Estância Ecológica SESC Pantanal.

Um comentário:

Mimirabolante disse...

Isso msm.....grandes iniciativas devem ser sempre divulgadas.......por vzs mts pessoas estão tão próximas e não sabem destas coisas bem legais......